top of page
Buscar

Louro – Benefícios, Propriedades e para que serve a folha de Louro

  • Foto do escritor: Tita Tarô
    Tita Tarô
  • 6 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

Conheça algumas das excelentes propriedades, indicações terapêuticas, benefícios do louro para a saúde e para que serve esta folha:

As folhas de louro são ricas num óleo essencial volátil, composto em 45% por cineol; contêm também tanino e um princípio amargo. Os frutos contêm ainda 25% de matérias gordas formadas pelos ácidos láurico, oleico, palmítico e linoleico. O princípio activo responsável pelos efeitos medicinais do loureiro é o seu óleo essencial.

Propriedades do loureiro

- Aperitivo, eupéptico (facilita a digestão) e carminativo (elimina os gases do tubo digestivo). É portanto útil aos inapetentes (que têm fastio) e aos que sofram de digestões difíceis ou pesadas.

- Suavemente diurético.

- Emenagogo (estimula a menstruação) e regulador do ciclo menstrual.

- Anti-reumático e anti-inflamatório muito eficaz, aplicado externamente. O óleo de loureiro ou o bálsamo anti-reumático que se prepara com as folhas de louro, utilizam-se em fricções para aliviar os torcicolos, lombalgias ciáticas, entorses dos tornozelos e outras dores osteomusculares (de ossos e músculos).

Partes utilizadas do loureiro As folhas e os frutos.

Uso Interno

Chá de louro: Com um litro de água, prepara-se uma infusão com 20-30 g de folhas de louro, a que se pode acrescentar um punhado de frutos maduros para conseguir maior efeito. Como aperitivo, toma-se uma chávena dez minutos antes de cada refeição, e, como digestivo, uma chávena depois de cada refeição.

Uso Externo

Óleo de loureiro: Prepara-se deixando macerar durante 10 dias, ao sol, 30 g de folhas de louro num litro de azeite. Aplica-se em loção sobre a parte dorida. Também serve para afugentar insectos parasitas.

Bálsamo anti-reumático (manteiga de loureiro): Esmagar num almofariz um bom punhado de bagas de loureiro maduras. Pô-las a ferver, cobertas de água, durante 5-10 minutos. Espremê-las depois com um pano fino, deixar arrefecer o líquido e recolher a camada de gordura que flutua. Esta gordura ou manteiga de loureiro aplica-se em fricções sobre a zona afectada. Não é própria para ser ingerida.

O loureiro é uma árvore de folha perene, que pode medir de 2 a 8 m de altura. As folhas são lanceoladas, coriáceas, brilhantes pela face superior e baças pela inferior. As flores são pequenas, de cor branca ou amarelada. Os frutos são dupras semelhantes às azeitonas, produzidas unicamente pelos loureiros fêmeas.

Referências Históricas

– Corre! Traz-me uma coroa de louros! – ordena Tibério César ao seu servo. – Sim, meu senhor. Levo-a imediatamente – responde submisso. – Não vês que se aproxima uma tempestade? Preciso de protecção do loureiro – diz o imperador romano, com certa ansiedade.

Antes de terem começado a soar os trovões, Tibério César já havia posto na cabeça uns ramos de loureiro entrelaçados. É que, segundo uma tradição romana, o loureiro nunca pode ser sacudido pelos raios e, portanto, quem se colocar debaixo das suas folhas encontra-se a salvo dos flagelos da natureza.

O loureiro era consagrado ao deus Apolo, patrono dos triunfos, das belas artes e da medicina, e arquétipo da beleza masculina. Os imperadores romanos, os atletas e os guerreiros vencedores eram coroados com uma coroa de louros, que se supunha protegê-los dos raios e de outras forças malignas. Não parece que tal coroa tenha servido de muito aos “laureados” romanos, que poucos séculos depois vieram a sucumbir às mãos dos bárbaros, outro flagelo semelhante ao raio.


 
 
 

Blog

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
bottom of page